19 de setembro de 2010

Como funciona um computador?

    Vamos fazer uma comparação entre o corpo humano e o computador para termos uma idéia de como funcionam de forma semelhante.
    O ser humano é um organismo muito complexo. Vamos parar para pensar nas tarefas realizadas em nosso dia-a-dia, acordar, por exemplo. Você acorda, e o seu cérebro controla os demais órgãos de seu corpo. É ele quem comanda todos os movimentos e armazena as informações recebidas. Ele trabalha bastante, mesmo quando você está dormindo. Ao acordar, você levanta da cama, seus olhos se abrem e permitem que você veja o relógio, que nunca está mostrando a hora. Suas pernas permitem seu movimento, suas mãos permitem abrir as portas e manipular a faca que passa margarina no pão. O coração mantém todos os demais órgãos irrigados de sangue, seus dentes despedaçam a comida, o estômago e o fígado transformam o alimento em algo que pode transmitir energia para seu corpo.
    Bom, como você já viu, nosso corpo faz várias tarefas e, às vezes, nem temos idéia de quais são elas.
    O computador também tem um funcionamento muito parecido com o nosso corpo. Ao ser ligado, ele faz uma série de testes e verifica se os seus sistemas básicos estão em ordem. Depois, se tudo correr bem, o cérebro dele, chamado processador, começa a trabalhar. O processador é instalado em uma grande placa de circuitos, que chamamos de placa-mãe. Essa placa é o corpo do computador e nela devem estar conectadas outras peças com funções especificas.

Como funciona um computador - 01


Como funciona um computador - 02

    Quando a vovó ou qualquer outra pessoa leiga no assunto te perguntar como funciona um computador você já sabe o que responder de forma que venham entender, sem a necessidade de se entrar na parte técnica do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário